26/05/2011

Motor 8v ou 16v? Qual a diferença?

Trazendo mais uma dica para quem olha o blog. Eu sempre tive a duvida de qual motor e melhor e qual diferença, se você tem a mesma dúvida então leia este post, pois vai tirar suas duvida.

A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações. 
Você já deve ter percebido que a VW e outros fabricantes de carro, pararam de produzir o motor com 16v, isso porque custa mais para ser fabricado do que o 8v. O cabeçote do motor é maior e o número de componentes também. Outra desvantagem do 16V é a manutenção mais elevada.
Mas você deve ter pensando ou não, que então não vale comprar um carro com 16v. Ele não vale apena para quem anda bastante na cidade, pois ele é um motor para andar nas estradas, podendo ser mais econômico que o 8v. Mas o 8v é mais econômico que 16v para andar dentro das cidades.

Resumindo:
Motores 8V tem: um comando, uma válvula para admissão e uma para escape, melhor arranque, maior torque em baixas rotações, manutenção mais facilitada e relação de marchas maiores até a 3ª e menores até a 5ª.
Motores 16V tem: dois comandos, duas válvulas para admissão duas para escape (podendo haver variação na linha turbo), melhor rendimentos em velocidades finais, maior torque em altas rotações, manutenção mais prejudicada e relação de marchas menores até a 3ª e maiores até 5ª.

Fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Tecnologia_Conteudo.vxlpub?hnid=39295






Nenhum comentário:

Postar um comentário