08/02/2011

Historia do Gol

Por que se chama "Gol"?
 O nome "Gol" foi escolhido justamente pela paixão do brasileiro pelo futebol. Mas a origem da palavra é inglesa. Vem  de "goal", que significa "objetivo". Qual é o objetivo dos times em campo? Fazer gols, claro. Conforme a revista Gol Manaque, revista online da VW em homenagem ao Gol.

O primeiro Gol:
 O lançamento oficial do carro aconteceu num evento no Grande Hotel de Campos de Jordão, SP, em 15 de maio de 1980. Houve um show de Rosenary com participação de Cauby Peixoto. A revista Quatro Rodas dizia em sua reportagem no mês de maio de 1980 que: "o carro agradou, pois tem boa estabilidade, bons freios, mecânica simples e linhas modernas.".
  Agora esse Gol já tem mais de 30 anos e no ano passado quando fez seus 30 anos foi realizado uma festa da montadora no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. O evento reuniu 44 modelos históricos do compacto. O dono do carro que ganhou a placa preta foi o  Arnaldo Bruno, um paulistano, o seu Gol tinha 90% das peças originais. Conforme a Volkswagen o Gol geração 1 vendeu 36.731 unidades em um ano e o projeto inicial de desenvolvimento do Gol custou US$ 350 milhões.




Gol Copa: O 1º Gol Copa, tambem a  1ª serie especial, foi lançada em 1982 o Gol tinha um cambio com forma de bola.

Gol GT:
 Lançado em 1984 o 1º Gol esportivo, sua missão era desbancar o Escorte XR 3, os dois passavam dos 160 Km/h, mas o Gol chegava antes. O Gol chega fazia de 0-100 Km/h em 11,88 sec contra os 13,45 sec do
Escort, conforme a revista Quatro Rodas do da quele ano 84. O motor 1.8 de 99cv, era dianteiro, longitudinal de 4 cilindros em linha de 4 tempos. Freios a disco na dianteira e tambor na traseira, com acionamento hidraulico.






  

Gol GTS:
 O GTS venho no lugar do GT, lançado em 1987 ele acelerava de 0-100Km/h em 10,79 sec, era o melhor
tempo entre os brasileiros na quela serie em 87, podendo chegar até 175Km/h de fina, com motor de 99cv dianteiro longitudinal de 4 tempos. Freios a disco na dianteira e a tambor na traseira.
 O GTS poderia vir nas cores braco-paina, vermelho-royal, preto, preto-onix, prata, cinza-plus, bege-flash e vermehlo-fênix. Os bancos eram bons só que a pessoa que dirigia ficava meio torta, pois os pedais estavam muito à direita.






Gol GTi:
 Ele foi apresentado no Salão do Automóvel em SP em 1988, foi o 1º carro do Brasil a ter injeção eletronica, ele veio para substituir o velho carburador, e, com versão gasolina e com motor AP 2000 dianteiro na  
transversal os freios eram ventilados na dianteira e tambor na traseira, com servo. A velocidade máxima era de 174 Km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10, 3 segundos. Esse GTi era produzido apenas na cor azul-marinho, para choques e laterais eram de plástico cinza claro. No interior, o volante era revestido de couro o painel tinha iluminação avermelhada, os bancos tinham tecido cinza-escuro fitas azul-marinho.

Gol G2, Bolinha:
 A segunda geração do Gol ficou mais parecida com
a bola de futebol, por isso ganhou o apelido de "bolinha",  o lançamento foi em setembro de1993, a VW investiu 400 milhões de dolares nesse novo Gol, ele tinha a responsabilidade de manter os 7 anos concecutivos de carro 
mais vendido no país e que representava 60% das vendas da VW. Internamente o Gol ganhou mais espaço, antes o passageiro poderia pater sua cabeça no teto, dependendo da altura, agora foi elevado a altura do teto e aumentado o tamanho do porta-malas. Motor era dianteiro longitudinal, 4 cilindros em linha, 2 valvulas por cilindro. Freio com disco flutuante na dianteira e tambor na traseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário